Técnica

Conheça aqui detalhes sobre os equipamentos, as técnicas e modalidades do esporte.


- CARO LEITOR, ESTA SEÇÃO AINDA ESTÁ EM CONSTRUÇÃO -
----------------------------------------------------------





SEGURANÇA NO USO DE ARMAS DE PRESSÃO :


Estas normas são adaptadas a partir de armas de fogo, porém servem perfeitamente para o uso com qualquer tipo de arma de pressão.
1 - Trate sempre qualquer arma como se estivesse carregada.

2 - Atenção à "boca do cano". Saiba sempre para onde está virada, mesmo no caso de escorregar ou tropeçar.

3 - Certifique-se que não há obstruções no cano ou na culatra. Use apenas e só munições do calibre correcto para a sua arma.

4 - Identifique com clareza o alvo antes de disparar. Não atire ao vulto.

5 - Nunca aponte uma arma a nada que não tenha a intenção de atirar.

6 - Nunca suba a uma árvore, salte uma vala ou uma cerca com a arma carregada. Não confie na segurança, retire mesmo as munições das câmaras. Nunca peque numa arma com a "boca do cano" virada para si.

7 - Nunca atire contra superfícies planas e duras ou para a água. Quando praticando assegure-se de que o pára-balas é adequado.

8 - Não misture bebidas alcoólicas com armas.

9 - Nunca entre num carro, casa ou tenda com uma arma carregada. Descarregue as armas quando não estão a ser utilizadas.

10 - Nunca encoste uma arma ao carro ou a uma árvore, é quase certo que vai cair. Se estiver carregada pode disparar e atingir algém.

11 - Guarde sempre as armas separadas das munições e fora do alcance das crianças.
12 - Não atire sobre o efeito de qualquer medicação entorpecente,

13 - Nas progressões do terreno ative sempre que possível a segurança da arma.

14 - Sempre que possível ponha a arma inativa quando a guardar, retirando o percussor, o ferrolho ou qualquer outra peça e guarde-a separadamente.

15 - Evite atirar debaixo de temperaturas muito elevadas, a onda de calor pode perturbar a sua visão e a focagem correta do alvo.

16 - Certifique-se que as munições estão em perfeito estado de conservação, dentro do prazo de segurança, sem qualquer amassão, rachadura ou oxidações.

17 - Se atira em linha com mais atiradores nunca fique avançado ou atrasado em relação aos seus companheiros.

18 - Em viagem transporte a arma sempre dentro do estojo, com o cadeado de gatilho colocado, sem munições, deitada na bagageira da viatura e com os canos perpendiculares à mesma.
Respeite a arma, respeite a munição e respeite o atirador. Assim evitam-se acidentes que podem ser fatais ou causar consequências desastrosas. Não discuta ou acalore discussões com armas em mãos. Se se sentir indisposto ou estiver com algum problema pessoal, não vá atirar! Sua mente deve estar livre, calma e relaxada na prática do tiro e manuseio de armas.
Arma não é brinquedo, lugar de brincar é no playground. Respeito e bom senso devem acompanhar o atirador onde quer que ele esteja. Não entregue sua arma a nenhum indivíduo que não tenha plenos conhecimentos e responsabilidade no manejo da mesma, não permita que curiosos mexam em sua arma e não deixe a arma ao alcance de crianças. Se possível compre um cadeado de gatilho e instale na arma, mantendo a segurança sempre em primeiro lugar.



TIPOS DE ARMA DE PRESSÃO:


Atualmente temos 4 tipos principais de armas de pressão:

1 - Armas de pressão de acionamento por mola helicoidal.


CBC F22 Standard (5,5mm) - Coleção Particular

       São os tipos mais comuns e populares de armas de pressão, possuem uma espécie de pistão em uma câmara que é impulsionado por uma forte mola que é comprimida no momento que armamos o dispositivo. A mola pode ser comprimida utilizando-se o próprio cano da arma, que funciona como alavanca nas armas conhecidas como "break barrel" ou "cano quebrado" ou através de alavanca nas armas de cano fixo que possuem uma alavanca destinada a este fim, também conhecidas como "side lever" quando a alavanca é lateral, ou "under lever" quando a alavanca é posicionada embaixo do cano. Ao se pressionar o gatilho a mola é liberada e empura o êmbolo do pistão, que comprime o ar da câmara rápida e violentamente, sendo forçado por uma abertura que termina na câmara onde a munição é posicionada e empurrada pelo cano a alta velocidade devido a alta pressão gerada no momento da compressão. São sipositivos relativamente simples, de uso simplificado e que exigem pouca manutenção. Com precisão e potência compatíveis com a qualidade dos materiais e da engenharia de construção, são bem versáteis e acessíveis a diversos públicos. Devido a estas características tornaram-se populares, sendo utilizadas na maior parte das vezes como diversão ou controle de pestes, mas em alguns casos são bastante precisas e robustas para uso mais sério e até competições de tiro ao alvo. Classificam-se nesta categoria apenas as armas que usam molas metálicas helicoidais, que devido às próprias limitações não ultrapassam determinados valores de potência e velocidade.

Como vantagens destas armas podemos citar:

- Baixa necessidade de manutenção.
- Baixo custo de produção.
- Facilmente modificáveis e customizáveis de acordo com o usuário.
- Ampla gama de modelos

Mas tambem podemos citar como desvantagens:

- Vibração excessiva do conjunto propulsor (mola) no disparo, que prejudica a precisão.
- Potência limitada por fatores mecânico-fisícos.
- Calibre pequeno (4,5 ou 5,5) o que inviabiliza o uso em determinadas situações.
- Progressiva perda de desempenho da mola com o tempo e uso.

As armas de mola helicoide são bem adequadas para disparos efetivos até 30 metros. Ficando comumente em 10 ou 15 metros a faixa de uso com maior precisão, dependendo lógico do peso e calibre do projétil.

2 - Armas de pressão por acionamento de mola de gás (Gas Ram).



CBC Nitro-X 1300 (4,5mm) - Coleção Particular
    Com a melhora dos materiais e a consequente melhoria na precisão e potência das armas de mola helicoidal, surgiu uma necessidade decorrente do próprio uso da mola - A perda gradativa de potência devido ao desgaste e acomodação do material ao decorrer do uso. Mesmo com o avanço dos materiais e a melhor tecnologia de produção ainda assim uma boa mola em aço tem uma vida útil média que oscila entre 3000 a 5000 ciclos de compressão e descompressão (disparos). Esta previsão de existência curta levou alguns projetistas ingleses a pensarem em um mecanismo diferente para propulsão do êmbolo, assim na década de 80 nasceu o Gas Ram ou Mola de Gás, que na realidade é um reservatório cheio de gás inerte (normalmente nitrogênio)  dotado de um êmbolo ligado a uma haste que pressiona o gás de forma a comprimi-lo durante o processo de compressão da haste, e o gás nesta condição força a sua expansão que ocorre violentamente com o liberar da haste no momento do disparo. O Gas Ram tem como caracteristica a sua longevidade em operação. O princípio de funcionamento de uma mola a gás é semelhante ao de um amortecedor, porém ele troca a absorção de impactos pela velocidade de expansão do mecanismo de ação. Boa parte das armas mais modernas está sendo equipada com molás de gás. As molas de gás atuais são muito resistentes e incrivelmente longevas. Uma típica mola gás permitiria cerca de 100.000 ciclos de compressão e expansão, muito mais que uma mola de aço comum. Construída com materiais modernos, nobres e alta tecnologia, as molas de gás ou "Gas Ram" são inclusive muito menores e mais eficientes que as molas de aço comuns, possibilitando armas menores e mais potentes e também sem um recuo pronunciado. Esta é a principal característica das molas de gás, tornar a arma mais controlável pela ausência das forças de torção e um melhor controle da energia aplicada ao êmbolo. Atualmente a tecnologia do Gas Ram tende progressivamente a substituir as molas helicoidais de aço na maioria das carabinas das marcas mais conceituadas. O Gas Ram ainda conta com a vantagem de ser auto-lubrificante e de não apresentar perda de desempenho com o tempo. A manutenção de uma mola Gas Ram é semelhante a de uma mola de aço, ou seja, colocar e esquecer.

Como vantagens destas armas podemos citar:

- Baixa necessidade de manutenção.
- Menor esforço e uniformidade ao armar.
- Potência constante e durabilidade muito maior da mola.
- Ausência de torção e recuo muito menor que o dos equipamentos equipados com mola convencional.
- Possibilidades de calibres maiores.
- Maior velocidade e potência dos calibres convencionais com precisão.

Mas também podemos citar como desvantagens:

- Maior custo de produção, tornando as unidades mais caras.
- Com chumbos mais leves e molas mais potentes a arma fica supersônica, perdendo precisão.

A impossibilidade de regulagem da potência em molas Gás Ram é um obstáculo a ser vencido que trará ainda mais perfeição a esta tecnologia. Estudos dirigidos neste intuito vem sendo aplicados e em breve esperamos que tenham sucesso.

As armas de mola Gás Ram são bem adequadas para disparos efetivos de 50 até cerca de 70 metros. Ficando comumente em 20 a 40 metros a faixa de uso com maior precisão, dependendo lógico do peso e calibre do projétil.

3 - Armas de pressão a CO2 (Gás Carbônico ou Dióxido de Carbono)


Skark ferrolho 18´´ CO2 (5,5mm) - Coleção Particular

     O Gás carbônico é um gás ligeiramente tóxico, inodoro, incolor e que é obtido naturalmente através do processo de combustão ou a respiração dos organismos. Em pequenas quantidades nao é prejudicial a saúde e é necessário ao processo de fotossíntese das plantas. É um gás extremamente comum e muito fácil de trabalhar sob altas pressões. Liquefaz-se a temperatura ambiente a uma pressão de aproximadamante 69 Bar (1000psi), e é facilmente armazenado sob pressões moderadas em cilindros. Sendo muito abundante, fácil de produzir, pouca toxicidade e uso difundido (é o gás dos refrigerantes e das bebidas carbonatadas) tornou-se bastante popular para o uso com armas de pressão.
     O uso de CO2 como fonte de força para armas pneumáticas data de 1880 com o rifle Paul Giffard e desde então tem sido utilizado massivamente quando se deseja uma fonte de energia barata, simples, segura e facilmente manipulável. Especialmente em armas destinadas ao lazer e em modelos compactos onde uma grande câmara de compressão não é viável, o CO2 se presta muito bem ao serviço quando armazenado em ampolas descartáveis de 12g que é a mais usual forma de apresentação do gás envasado.
     A grande versatilidade do CO2, sua praticidade e custo baixo fizeram as armas de CO2 as mais fáceis de encontrar no mercado, dominando durante muito tempo o posto de maior sofisticação e complexidade, inclusive tendo versões automáticas e em grande parte cópias de modelos famosos de armas de fogo, que as tornaram ainda mais populares e desejadas, principalmente as pistolas e revólveres.
     O CO2 de acordo com a temperatura pode apresentar rendimento variável e este fator deve ser considerado para atiradores que usam suas armas sob diferentes condições de temperatura ambiente, com as variações de pressão de acordo com a temperatura e o rendimento oscilando o usuário pode esperar diferentes pontos de impacto em disparos mais longos. Uma arma CO2 pode teoricamente ser carregada com ar comprimido, porém tal procedimento não é recomendável e pode ser prejudicial, uma vez que o rendimento do ar comprimido é menor e JAMAIS deverá se utilizar uma pressão de ar superior ao limite de 800 a 1000 psi do CO2, sob o risco de explosões e sérios danos a arma e ao utilizador.
      Atirar com uma arma CO2 é muito cômodo, pois o gás é armazenado na própria arma em cilindros fixos ou descartáveis e a arma sempre estará pronta para o disparo quando solicitado. Em armas automáticas, uma sequência rápida de disparos pode causar congelamento devido à evaporação do CO2 líquido roubar a temperatura das válvulas quando da expansão do gás.
      Mais seguras e simples que os modelos HPA (High Pressure Air) as armas CO2 são mais baratas e bastante populares. Por trabalharem com pressões menos críticas exigem menor requintamento e materiais mais acessíveis, tornando-as muito adequadas para principiantes que desejam um baixo investimento.

Como vantagens destas armas podemos citar:

- Disparos sem necessidade de "quebrar a arma", praticidade no uso das ampolas de 12g.
- Possibilidade de armas automáticas.
- Boa autonomia e fácil recarregamento dos cilindros.
- Ausência de recuo.
- Possibilidades de calibres maiores.
- Com a difusão do paintball o acesso ao CO2 ficou mais facilitado.

Mas também podemos citar como desvantagens:

- Uso de cilindros pesados e inconvenientes para transportar o CO2 granel para recarga em caso de armas com cilindro incorporado.
- Variação de pressão com a temperatura, inconstância de precisão de acordo com essa variação.
- Pressão de 800 a 1000 psi proporciona velocidades semelhantes às de armas com mola, em alguns casos o CO2 pode ter menor velocidade que as armas equipadas com Gas Ram.
- A leve acidez do CO2 causa desgaste prematuro de o'rings e borrachas de vedação.

O CO2 é uma substancial melhoria em relação aos sistemas de mola, principalmente no quesito de conforto e praticidade, porém as características do gás a tornam menos potentes que suas primas que operam em ar comprimido e em alguns casos as armas de mola Gas Ram podem ser ainda mais velozes que as baseadas em CO2.

As armas de CO2 são bem adequadas para disparos efetivos até 70 metros. Ficando comumente em 30 a 50 metros a faixa de uso com maior precisão, dependendo lógico do peso e calibre do projétil. Ajustes especiais podem fazer estes limites bem mais flexíveis, gastando mais gás a cada disparo e sacrificando enormemente a autonomia da arma


4 - Armas de pressão a AR COMPRIMIDO (PCP)


Shark Ferrolho DualFuel 24´´ (5,5 mm) - Coleção Particular

    O CO2 representa conforto e praticidade quando fornece de forma instantânea a energia ao projétil que precisa ser impulsionado, porém trabalhando a pressões entre 800 e 1000 psi existe um limite de velocidade que não pode ser quebrado, e mesmo com melhorias e aumento de volume de vazão da válvula de disparo, ainda assim a velocidade do projétil está limitada as características do CO2, suas variações de acordo com a temperatura e a eficiencia dos sistemas de válvula e vedação do equipamento.
    Embora apresente uma boa autonomia e seja uma opção relativamente barata devido a simplicidade e facilidade de obtenção, ainda assim o CO2 tem seus pontos fracos, e é sobre estes pontos fracos que o HPA (High Pressure Air - Ar de alta pressão) ou PCP se sobressai.
    Trabalhando a incríveis 3000 psi (200 Bar) ou até mais para armas modificadas, o HPA representa o mais próximo que uma arma de pressão pode ser de uma parente de fogo. A tremenda pressão do sistema, aliada aos mecanismos mais eficientes e válvulas mais precisas da nova geração de armas PCP levam o atirador a uma experiência muito mais interessante e com muito mais potência.
    Atingindo distâncias de até 200m e com precisão assegurada pela maior velocidade e força com que o projétil é empurrado a arma PCP pode facilmente surpreender aqueles que não as conhecem.
    A maioria das armas PCP trabalham com pressões que variam de 150 a 200 bar, o que assegura excelente potência e velocidade no disparo. Ao contrário do CO2 o PCP não apresenta variações notáveis em sua performance quando submetido a variações de temperatura, por não se apresentar liquefeito o ar comprimido também não congela os mecanismos e válvulas em sequências de descargas produzidas por armas automáticas. As estruturas da arma devem ser mais resistentes e as válvulas são diferentes das utilizadas no CO2, o enorme aumento de pressão no cilindro da arma exige o uso de materiais mais resistentes e quando comparado a armas CO2 o PCP apresenta menor autonomia por centímetro cúbico de reservatório,uma vez que grande parte do CO2 está liquefeito e o ar comprimido não.
   O uso de pressões tão altas exige cuidados especiais no manuseio e manutenção destas armas, não podemos utilizar óleos ou derivados orgânicos que possam entrar em combustão em nenhuma das partes que estão submetidas a altas pressões, sob risco de explosões e acidentes graves. Ao contrário do CO2 que não é inflamável, o ar comprimido carrega todos os elementos do ar que respiramos, e portanto contém oxigênio em quantidades suficientes para causar combustões.
    Poderosas e barulhentas as armas PCP são o atual cume da tecnologia de armas de pressão, sem recuo e com uma potência e estabilidade, assim como autonomia e precisão acima das suas parentes a tecnologia de ar comprimido, embora dispendiosa devido ao uso de equipamentos de extrema qualidade para lidar com pressões tão altas, mesmo assim a PCP consegue atrair um grande público e dificilmente um atirador que usa uma destas armas, achará defeitos em seu desempenho.
    Talvez o maior problema nas armas de ar comprimido (PCP) seja a necessidade de recargas e estas recargas somente podem ser feitas através de bomba manual - uma das formas mais cansativas e extenuantes de recarregar uma arma - serão necessárias cerca de 60 a 70 bombadas em uma boa bomba manual que exige um esforço relativamente grande para encher o reservatório da arma. Ou então utilizar os cilindros de mergulho (SCUBA) e um equipamento chamado "estação de recarga" que é conectado a válvula do cilindro e funciona como um monitor de pressão e uma conexão com a arma. Deste modo a arma é carregada em 30 segundos em média.